sábado, 11 de dezembro de 2010

Enquanto Janeiro não chega

Li algures que o Atletismo é um desporto que não entusiasma os seus praticantes a assistir. Dava-se até o exemplo do Futebol, onde às vezes vemos jogos com a mesma emoção com que jogamos. Mas, aparentemente, correr (apenas para simplificar e sem intenção de excluir o saltar ou o lançar) é algo que podemos gostar de fazer, mas que raramente paramos para simplesmente ver.

Ora bem, estou aqui para desmentir. Numa semana de muito suor e igual expectoração, andei a fazer endurance no Parque das Nações e fartlek na pista do CAR do Jamor. E, no Estádio Nacional, em treinos à velocidade média total de 3:34/km (10 vezes 60”) e 3:58/km (4 vezes 5 minutos), respectivamente quarta-feira e hoje, tive oportunidade de parar e olhar à volta.

E, apesar da presença em pista do Nélson e da Naide, pude entusiasmar-me com um treino vertiginoso de uma locomotiva chamada José Ramos e outros 4 ou 5 companheiros que estavam muito longe de ter apenas andamento de carruagens. A que ritmo? Não sei. Está tão longe dos ritmos que conheço que não me vou sequer pôr a adivinhar.

Sei que, enquanto Janeiro e os treinos para a Maratona de Paris não chegam, dei por mim a tentar convencer alguns companheiros de equipa que seria criminoso não correrem para o You Tube e tentarem rever a última légua da última Maratona de Chicago. E, sobretudo, assistirem ao queniano Wanjiru e ao etíope Kebede a escreverem poesia em pleno alcatrão. Talvez ter visto em directo me dê alguma vantagem, mas não acredito que alguém fique impassível aquele jogo de esgrima.


Sábado, 11 de Dezembro de 2010

3 comentários:

  1. Acontece comigo.. ir ao estádio nacional, treinar é ver os comboios a passar.

    ResponderEliminar
  2. Carlos,

    Nunca fomos apresentados, mas conheço-o de vista e conheço o seu andamento. E, da forma como eu vejo, também você é um comboio. Não tenha dúvidas. Não ser elite é uma coisa, mas que é um comboio, acredite que é...

    ResponderEliminar
  3. Zé, fica já o desafio de irmos assistir a alguma prova daquelas boas... assim tipo uma Meia da Ponte (mas só se não estivermos inscritos).
    Eu, como estava com a "patinha" aleijada, decidi ir ver o Tadese ao Terreiro do Paço.
    Fiquei mesmo na beirinha do passeio ... ia caindo só com a deslocação do ar quando os "voadores" passaram.
    Consegui tirar uma super foto.
    Abrc e bons treinos.

    ResponderEliminar