sábado, 20 de dezembro de 2014

Pelas Ericeiras


Iliotibiais. Sartório. Palavras que descobri este 2014 que normalmente se conjugam na mesma frase que “lesão” ou “dores”.

Mas hoje surpreen- dentemente não. Arranquei para o Ericeira Trail Run 20+ na antecipação do quilómetro em que os iliotibiais se deixariam entender. E lá está: não aconteceu. Alegria, portanto.

Alegria mais substancial: o meu irmão Pedro avançou para o Ericeira Trail Run dos mais crescidos. E, ao fim de 65k, chegou direitinho e ainda com boas pernas para poder chegar mais longe. És o maior, porra.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Quando o final é intercalar



Este ano começa mais cedo a preparação para a maratona de Primavera.

Serão mais semanas por plano e mais quilómetros por semana.

É que se por um lado Badajoz será o objetivo principal para o primeiro trimestre de 2015, também não deixará de ser apenas um apeadeiro para o que poderá ser a principal data do primeiro semestre.

Que acontecerá oito semanas adiante e a uma diferença no mapa de meros 70k. Assim o deixem o corpo e os Deuses da Corrida.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Epilepsia em sapatos de corrida


Como epilético sou do género sossegado. O drama físico de espasmos, convulsões e tremores tem andado longe. O meu perfil é mais do bloqueio, do chilique e, por fim, do desmaio.    

Dois dos meus queridos companheiros da corrida já assistiram ao episódio enquanto treinávamos. O meu irmão já me amparou em dois destes blackouts num trail de 20km (que retomei quando das duas vezes acordei). E, sobretudo, tem acontecido nos meus treinos à porta de casa no Parque das Nações. Já despertei na desarticulada linha dos caminhos-de-ferro do Porto de Lisboa, já despertei num noturno parque de estacionamento, já despertei noutros sítios...

No passado Domingo, enquanto eu fazia os 80k deste AUT, a minha família passava um dia de horário sobressalto, antecipando a probabilidade de acontecer alguma coisa. Alguma coisa é a forma dos meus se referirem a eu me perder num desmaio num sítio qualquer.

Nada aconteceu, mas não tenho a certeza que acreditem. O que sabem e me dizem é que só quem tem problemas na cabeça é que acorda de madrugada para se pôr a correr durante 14 horas. Mas, enfim, está provado que eu tenho problemas na cabeça. Na realidade, a questão é essa. Certo?!