sábado, 29 de junho de 2013

UMA semana



O Francisco Monte, o meu irmão e eu arrancámos da Fonte da Telha pela areia seca até à Lagoa de Albufeira. Duas horas mais tarde, regressávamos à partida, depois de termos subido para o nível da falésia e ziguezagueado pela orla da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

Muito mais que uma para-lá-de-extraordinariamente-agradável estreia, o treino à beira da falésia era uma nova variante numa semana onde nenhum treino tinha sido como o anterior.

Tudo começara com 14k em areia fofa, prosseguido com um Parque da Paz – Cristo Rei – Parque da Paz, continuado com um horrível treino em passadeira dentro de uma pequena sala (em estilo fornalha)  e temporariamente fechado com uma corrida vespertina de 15k e 32 graus centígrados.

Enfim, UMA oblige.


Sábado, 29.Junho.2013

domingo, 16 de junho de 2013

Let It Bleed



Hoje não pus despertador. Não seria mau que as cruzes não me doessem tanto, mas depois de ontem ter estado em Melides a arrancar para o 3º dia seguido de treinos na areia, hoje vi-me forçado ao descanso.    

O treino de ontem começou com 35 minutos de viagem de carro (Tróia-Melides) ao mesmo tempo que despejava o álbum “Let It Bleed” (que os Stones desenharam há mais de 40 anos).

Enquanto ouvia, percebi que aquele alinhamento musical emprestava-me mais um daqueles casos em que a vida imita a arte. Começo com “Gimme Shelter” e vejo-o como um apelo sofrido de alguém que vai correr duas horas em areia fofa e escaldada por 26 graus centígrados.


Com “Let It Bleed” (a faixa, não o álbum) tenho a minha recém-adquirida disposição enquanto treino para o que poderá ser a minha ultra-estreia: vou de camisola de algodão junto à pele e t-shirt técnica negra por cima (sim, para transpirar), volto a ter a mochila da North Face com cantis cheios (sim, pesa mais) e faço metade do treino apenas em meias de compressão + meias de algodão e a outra metade sem qualquer tipo de calçado (sim, acabei com bolhas e pele solta).

Por fim, com “You Can’t Always Get What You Want” volto a recordar que ando a esgaçar-me para fazer uma prova que poderei nunca chegar a correr. Isto porque, se nada mudar, no dia 28 de Julho estarei em missão de trabalho a dezenas de milhares de quilómetros dos areais da Costa Alentejana.

Domingo (16.Junho.2013)

sexta-feira, 14 de junho de 2013

"É já ali"



Se me disserem que hoje faz 20 anos que eu cheguei à Fábrica de Cimento do Outão (junto a Setúbal) com um sorriso no rosto do tipo “estamos a chegar”, eu vou acreditar. Nessa altura, as Sextas-Feiras à noite metiam sempre três tipos numa saída às pressas da faculdade e uma entrada igualmente rápida no meu Toyota Corolla de 72. Destino: o Seagull, uma carismática discoteca debruçada sobre a Praia de Galapos (que ficava logo a seguir à Secil do Outão).

Hoje, após ter feito a ciclovia que junta a Tróia Resort à Soltróia e, mais precisamente, um pouco depois de ter entrado na praia da Soltróia, passei a ter o Outão no horizonte. Mas, desta vez, ao fazer o regresso a Tróia Resort pela areia solta da praia, a fábrica nunca me deu aquela sensação de “é já ali”. E nunca foi, poderiam dizer as minhas pernas agora pesadas de andar a fazer roços no areal pelo segundo dia consecutivo.  

Sexta-Feira (14.Junho.2013)