domingo, 19 de setembro de 2010

Um inesperado destaque

Passou-se a 25 de Outubro do ano passado. Para mim, a Corrida do Tejo tinha acabado há cerca de uma hora e estava já em Pedrouços à procura do meu carro. Ao cruzar-me com um dorsal da mesma prova, atirei a pergunta: “Correu bem?”. Ele respondeu: “Tranquilo. Estive só a treinar para a Maratona de Nova Iorque”.

Domingo que vem também tenho a minha maratona. Tinha por isso escrito no plano que hoje era dia do meu último treino longo (bem, eram 15k). Contudo, ajudado pela reminiscência da cena de 2010, decidi-me a rodar pela marginal. Mais propriamente, entre Carcavelos e a Baía de Cascais, à boleia da III Corrida da Linha Destak.

Na linha da partida, um à direita e outra à esquerda, estavam o António Santos e o Alexandre Monteiro, homens que baixam as 3 horas na maratona. Falámos sobre Berlim, Porto, Boston e rapidamente me recentrei nos 42k. O que fez com que fosse ainda mais inesperado o resultado final desta prova.

Fui andando, andando, andando, até que, à volta dos 8 mil e tal quilómetros, olhei para o GPS e percebi que não era impossível ir buscar uma nova melhor marca aos 10k. Então corri, corri, corri, fiz o último km em 4:08 e ao passar aos 10.000 metros com 44:44, tirei 15 segundos ao meu PB.

Inesperada mas feliz, não correria mal a rodagem. Pelo menos, continua a funcionar bem a insuflagem anímica para a Maratona de Berlim.


Domingo, 19 de Setembro de 2010

sábado, 18 de setembro de 2010

Os entusiasmos

Por cima da relva do Complexo Desportivo do Monte da Galega, foram 30 minutos à conversa com o Rui Marques e com o Paulinho (mais um da brigada RB). O treino fecharia com 6 rectas. Que para eles eram feitas a uma velocidade corriqueira, mas para mim pareciam um rasganço frenético.

Nessa altura, pensei que bastaria um golpe de azar e o dorsal 7229 ficaria órfão em Berlim. Até me arrepiei com o pensamento. Mas nada como dez minutos de alongamentos para cortar logo os entusiasmos infantis.


Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2010

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Quase um top-model

Ler os bitaites de dois companheiros aqui no cantinho e vê-los coincidir em que “o tipo parece mais leve e solto” fez-me regressar às minhas notas e à evolução do meu peso nos últimos tempos. E foi assim que conclui que desde que comecei a preparação para a maratona (no dia 16 de Junho, exactamente há 3 meses), perdi 5,1 quilos. Em suma, esqueçam-se o Póvoas e outras panaceias que tais e treinem como loucos para 42k no Verão.

Hoje, com os treinos árduos a ficarem para trás e carregando o meu novo peso de 73,500 kgs, fiz uma hora de corrida lenta e pensativa. A Porta de Brandenburgo está agora a menos 9.910 metros do que estava esta manhã.


Quinta-Feira, 16 de Setembro de 2010

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A 5 treinos do fim

No regresso da ventania, Braço de Prata recebeu-me para meia hora de lentidão e duas séries de 2.000 metros. Com 8:51 na primeira e 8:49 na segunda, andei nas redondezas dos 4:25 por quilómetro.

Fechada a sessão, ficam mais 5 treinos por fazer. Depois disso é Berlim que me espera. Para já, sinto-me bem, sinto-me focado.


Quarta-Feira, 15 de Setembro de 2010

Novos dias, novas estradas

Com o Garmin esquecido em casa, terei feito aproximadamente 10.550k em aproximadamente 59 minutos.

Da Parede à Praia de Santo Amaro e regresso, dei por mim a pensar que seria um dos meus últimos treinos naquele percurso. Estou a mudar o atelier da Parede para Carnaxide e tenho um par de semanas para descortinar - para além do Jamor - onde mais poderei pôr quilómetros em cima das pernas.


Terça, 14 de Setembro de 2010

domingo, 12 de setembro de 2010

Pelas Rampas

Com a primeira maratona a duas semanas de distância, dediquei o fim da tarde de Sábado a um teste à minha capacidade de disciplina táctica.

Aconteceu no decurso da 34ª Meia Maratona de São João das Lampas e, no fim da corrida, senti ter conseguido o que queria. Mantive um ritmo conservador e controlado durante cerca de 18k (sem me entusiasmar nas descidas ou sofrer nas subidas) e fiz os últimos quilómetros de trás para a frente e a um ritmo muito engraçado para mim (4:44, 4:45 e 4:41).

Sem a pressão do relógio, esta prova, que tem tanto de carismática como de exigente, acabou por ser a menos sofrida de todas as minhas meias-maratonas. É claro que por isso mesmo se viria a dar um medíocre registo de 1:51:24 no Garmin e 1:51:29 de marca oficial para uma distância de 21.330 metros. À passagem dos 21.097 metros, andava-se pelos 1:50:19.

Muito compensador ter revisto tantas caras conhecidas (há 2 meses e meio, desde Peniche, que não fazia uma prova); muito interessante ter corrido num Sábado à tarde num tão acolhedor cenário rural; e excelente ter conseguido agarrar a prova ao invés de me ter deixado rebocar por ela, rampa acima rampa abaixo.


Sábado, 11 de Setembro de 2010


(fotografia CVR)

A 13ª deu azar

E à 13ª semana da preparação para a Maratona de Berlim apareceu a nuvem cinzenta. Engripado e com problemas intestinais, falhei todos os treinos desde Domingo. Já recuperado, regressei hoje à noite para 30 minutos pausados no Parque das Nações. Amanhã é dia de antecipação do treino longo. Às 17 horas em São João das Lampas.


Sexta, 10 de Setembro de 2010

Tilt

Com sintomas de gripe e sem downloads há três dias, sinto-me em tilt. Já não treino desde os 30k de Domingo e São João das Lampas fica por confirmar.


Quarta, 8 de Setembro de 2010

sábado, 11 de setembro de 2010

Makau, Mutai e eu

Esta Sexta-Feira, na apresentação da real,-Berlin Marathon, ficou-se a saber que os quenianos Makau e Mutai, que encabeçam o ranking de 2010, serão os principais nomes de uma prova onde se fizeram 4 dos 10 melhores resultados de sempre da maratona.

Gebrselassie, que venceu as três últimas edições de Berlin, decidiu-se este ano por New York e não vai aparecer. Mas, como tem sido amplamente publicitado neste canto e se nada de extraordinário acontecer, a minha presença está já assegurada. No caminho para a meta, hoje foram mais 30k (Marina do Parque das Nações – Torre de Belém – Marina do Parque das Nações).


Domingo, 5 de Setembro de 2010

Horário pós-laboral

Haja ou não explicação para isto, agrada-me correr nas manhãs de fim-de-semana. Já de Segunda a Sexta, prefiro dias como os de hoje, onde tive a companhia do Rui Marques num fartlek ao entardecer.

Na verdade, com ele focado em provas de curta distância, fui eu a tentar acompanhá-lo. Começámos com 20 minutos lentos e terminámos da mesma forma, mas pelo meio surgiram 5 séries de 3 minutos cada. Com 730 metros na primeira (4:06/km), 750 na segunda (4:00/km), 760 na terceira (3:56/km), 770 na quarta (3:53/km) e 740 na última (4:03/km), foi um daqueles treinos em que me revejo no Parque das Nações. Com ar feroz no rosto transpirado.


Sexta, 3 de Setembro de 2010