sábado, 11 de setembro de 2010

Horário pré-laboral

De perfume suave e garrafas plásticas de 50 cl na mão, as soccer moms dividem as manhãs pré-laborais do Parque das Nações com sexagenários sem medo de quilómetros. Ambos vão a trote (ou em marcha) e nenhum traz um ar feroz no rosto transpirado. Tudo isto é singelo e quem me dera chegar aos 60 anos com o mesmo corpo e a mesma vontade (não faço insistência no perfume). Contudo, nos 45 minutos lentos de hoje, tanta bonomia tornou-me sonolento.


Quinta, 2 de Setembro de 2010

Por onde começar?

Não são poucas as vezes em que penso que o público que ovaciona ou um corredor que dá uma sapatada à nossa frente chegam a ser uma ameaça efectiva dentro da corrida. Porque nos apetece corresponder, porque puxamos quando não devemos, porque agimos irreflectidamente. E isso talvez se torne duplamente perigoso numa maratona que seja flat and fast.

Contudo, ao escolher Berlim, quis escapar a duas situações que pudessem ser críticas para a minha fragilidade/inexperiência: as subidas no fim do percurso da Maratona de Lisboa (onde eu poderia chegar num farrapo humano e comprometer a meta) e a influência/entusiasmo dos muitos companheiros que também irão estar nessa prova (ser um anónimo no meio de 40 e tal mil pode eliminar-me alguns factores de distracção).

Claro que o Porto seria opção, mas aí o problema já era de outra natureza: uma coisa é ter saído hoje à hora do jantar para os meus 60’ RL. Outra seria dizer à família para não contarem comigo no dia dos meus anos porque tinha uma maratona para ir correr ao Norte.


Terça, 31 de Agosto de 2010

Bom, Mais ou Menos ou Nem por isso

Nunca tinha feito séries de 3.000 metros. Assim, depois de 20 lentos minutos, fiz-me ao objectivo sem perceber muito bem o que é que seria um bom registo. Na verdade, após 13’32” na primeira e 13’01” na segunda, continuei sem saber o que achar daquilo. Foi a primeira que foi muito lenta ou a segunda que correu muito bem? Fosse como fosse, soube bem ter metido uma dose extra de garra e tirar mais de meio minuto ao cronómetro inicial.

Li algures que alguém dizia que se nos estamos a sentir confortáveis, é porque não estamos a puxar o suficiente. Não sei se lhe posso chamar propriamente um mantra, mas nas últimas semanas é um eco que me tem surgido cada vez mais quando preciso da tal dose extra.


Terça, 31 de Agosto de 2010

Quatro Domingos para a meta

Adormeci e quando comecei a correr pelas nove da manhã já o calor tinha chegado ao Parque das Nações. Fiz agulha para oeste até chegar à Torre de Belém e regressar à casa da partida. Quando desliguei o Garmin (com o registo de 2:45:35), tinha anotado 30k ao ritmo de 5:31 por quilómetro.

Ainda que com um exagero de andamento entre o k7 e o k10, o plano estava cumprido dentro do expectável. Fiquei contente com os meus últimos minutos, mas tenho que desenvolver a minha concentração sobre o ritmo a que ando. Não são poucas as vezes em que algo em meu redor me faz acelerar, nem são invulgares os momentos em que os meus pensamentos levam ao abrandamento. Com 10 meses certos de treino organizado (antes disso, corria o que me dava na gana), sinto a falta da experiência.

Nota final: estreei-me hoje em treinos longos com meias de compressão. Boa sugestão do Victor Silva para uma feliz compra.


Domingo, 29 de Agosto de 2010

Runner's high

Não me consigo recordar qual foi o gatilho que em Março deste ano me fez decidir fazer a minha primeira maratona. Sei que ainda nessa manhã atirei-me ao www.marathonguide.com e pus-me a procurar provas na Europa em Setembro e Outubro. Não me consigo recordar como é que entrei em modo de maratona, mas sei qual foi a primeira que me fez olhinhos: a Baxters Loch Ness Marathon.

No fim, ao escolher a real,- Berlin Marathon, fui ao mais concreto dos opostos. Escolhi uma festa popular com cerca de mais 40 mil corredores que a prova britânica, onde o traçado é totalmente urbano e o perfil altimétrico semelhante a uma panqueca.

Nesta Sexta-Feira, algures no meio de 10k pelo Parque das Nações, uma neblina veio do Tejo e fez-me recordar de Agosto de 2003 e de uma incrível road trip pelas Terras Altas da Escócia. Não sei se voltarei a conduzir pela B852 em direcção a Inverness. Mas, se o futuro me quiser guardar essa pequena alegria, hei-de subir a correr a margem direita do Ness.


Sexta, 27 de Agosto de 2010

Efeméride

Durante 50 minutos, o Paredão de Carcavelos e o Passeio Marítimo de Oeiras assistiram ao meu fartlek em pirâmide.

Vários terão pensado qual era o sentido de se fazer sprints às duas da tarde. Outros viam um tipo transpirado e decidiram ir antes para a beira-mar. Contudo, já ninguém estaria perto de adivinhar o que realmente passava pela mente: “Só falta um mês… Só falta um mês.”


Quinta, 26 de Agosto de 2010

Dois dias diferentes

Na Segunda-Feira foram 20k tratados a um ritmo de 5:25. No dia seguinte, regressa o tempo fresco a acompanhar pouco mais de meia-hora em passada lenta.


Quarta, 25 de Agosto de 2010

Com a balança a favor

Há quase 3 anos e meio deixei de fumar. Rapidamente fui ganhando peso e, dos meus habituais 72 ou 74 quilos, fui disparando quase até aos 90. Pois hoje, pela primeira vez desde Março de 2007, a balança reentrou nos parâmetros do antigamente: 74,900 kgs.

Deu-me moral. Não que hoje precisasse, pois haja calor ou não, as manhãs de corrida no Parque das Nações trazem um colorido bastante especial. Foram 55’ em ritmo progressivo, cumpridos quase ao segundo de acordo com o meu plano. Com a primeira metade ao ritmo de 5:14 e a complementar à média de 4:59 por quilómetro, foram 10.750 metros de um treino animicamente muito compensador.


Domingo, 22 de Agosto de 2010

Calor em série

Quinta e Sexta foram dois dias com apenas 24 horas. Por isso, não treinei e tive que esgaçar as minhas séries ao meio-dia de hoje. Primeiro, foram os 45’ em lentas passadas de meio metro; depois, ainda amolecido pelo calor, atirei-me a 10 repetições de 200 metros (39” / 41” / 42” / 43” / 44” / 44” / 45” / 43” / 46” / 41”).

Pensando de novo no dia de hoje, se choverem canivetes em Berlim não será o pior dos cenários. Ainda por cima até parece que vou de meias novas.


Sábado, 21 de Agosto de 2010

Pontos de interrogação

Entretanto, o meu treino nº 40 na preparação para Berlim foi hoje feito em ritmo calmo (5:52). Foram 50 minutos pelo Parque das Nações, a pensar no dia 26 de Setembro e a matutar nalgumas das dúvidas e preocupações que me passam pela cabeça para esta primeira maratona:

  • Nunca corri com meias de compressão. Fará sentido gastar quase 50€ numas para as testar num treino longo? Se decidir, onde é que as posso comprar?
  • Fiquei curioso com as Sport Beans, uma espécie de gomas energéticas carregadas de carbo-hidratos, electrólitos e vitaminas. Agrada-me o aspecto prático em relação aos géis, mas serão bons os resultados? Onde poderei comprá-las em Portugal para poder fazer um test drive?
  • Nunca prestei a atenção que devia ao pequeno-almoço do dia da prova. Tenho mesmo que definir alguns cenários e testá-los antes dos treinos longos.
  • Qual será a temperatura e a humidade que me esperam no Dia D?

Enfim, dois pares de nós para desfazer até ao quarto Domingo de Setembro.


Quarta, 18 de Agosto de 2010