Na Segunda-Feira foram 20k tratados a um ritmo de 5:25. No dia seguinte, regressa o tempo fresco a acompanhar pouco mais de meia-hora em passada lenta.
Quarta, 25 de Agosto de 2010
Na Segunda-Feira foram 20k tratados a um ritmo de 5:25. No dia seguinte, regressa o tempo fresco a acompanhar pouco mais de meia-hora em passada lenta.
Quarta, 25 de Agosto de 2010
Há quase 3 anos e meio deixei de fumar. Rapidamente fui ganhando peso e, dos meus habituais 72 ou 74 quilos, fui disparando quase até aos 90. Pois hoje, pela primeira vez desde Março de 2007, a balança reentrou nos parâmetros do antigamente: 74,900 kgs.
Deu-me moral. Não que hoje precisasse, pois haja calor ou não, as manhãs de corrida no Parque das Nações trazem um colorido bastante especial. Foram 55’ em ritmo progressivo, cumpridos quase ao segundo de acordo com o meu plano. Com a primeira metade ao ritmo de 5:14 e a complementar à média de 4:59 por quilómetro, foram 10.750 metros de um treino animicamente muito compensador.
Domingo, 22 de Agosto de 2010
Quinta e Sexta foram dois dias com apenas 24 horas. Por isso, não treinei e tive que esgaçar as minhas séries ao meio-dia de hoje. Primeiro, foram os 45’ em lentas passadas de meio metro; depois, ainda amolecido pelo calor, atirei-me a 10 repetições de 200 metros (39” / 41” / 42” / 43” / 44” / 44” / 45” / 43” / 46” / 41”).
Pensando de novo no dia de hoje, se choverem canivetes em Berlim não será o pior dos cenários. Ainda por cima até parece que vou de meias novas.
Sábado, 21 de Agosto de 2010
Entretanto, o meu treino nº 40 na preparação para Berlim foi hoje feito em ritmo calmo (5:52). Foram 50 minutos pelo Parque das Nações, a pensar no dia 26 de Setembro e a matutar nalgumas das dúvidas e preocupações que me passam pela cabeça para esta primeira maratona:
Enfim, dois pares de nós para desfazer até ao quarto Domingo de Setembro.
Quarta, 18 de Agosto de 2010
Há meses que não treinava à noite. De regresso a Lisboa e com o Tejo à ilharga, fiz meia hora lenta e cinco séries de 1.000 metros (4:09 / 4:12 / 4:08 / 4:01 / 4:08). Foi um treino com um bom sabor numa capital que saiu para fora a banhos.
Nota à margem: inscrevi-me na Meia-Maratona de São João das Lampas. Será quinze dias antes de Berlim. Será também um áspero teste às minhas capacidades da altura.
Terça, 17 de Agosto de 2010
Há um mês, o meu treino longo de 35k foi feito entre a Marina do Parque das Nações e o Dafundo (e regresso à base). Hoje, os mesmos 35k foram resultado de um périplo inventado em Tróia, num percurso que poderia chamar de Tróia Resort – Soltróia Rio – Soltróia Mar – Soltróia Rio – Soltróia Mar – Tróia Resort.
Em latitudes muito distintas e traçados quase opostos, os tempos finais separaram-se em menos de um minuto (3:17:57 em Julho e 3:18:46 hoje). Será um padrão? Um indicador? Ou apenas uma coincidência?
Domingo, 15 de Agosto de 2010
Diz o Karnazes no seu 50/50: “When you begin a major challenge, your body and mind feel charged and ready. Later, when you near the end, you are pulled along by the drive to achieve your goal, or to just get the darn thing over with (which can be as powerful a motivator as any). The middle part of a big challenge is the part where morale tends to flag, because the challenge is no longer new, and physical and mental fatigue have begun to set in, yet the goal remains far off – too far for its magnetic draw to have any effect.”
Hoje fiz 60’07” num ritmo de 5:53. Amanhã, ainda faltarão mais 6 semanas por fazer. São muitos graus centígrados pela frente. A juntar a todos os que há 9 semanas me andam a ressequir o couro.
Sexta, 13 de Agosto de 2010
Após os excessos juvenis da passada semana, decidi-me fazer os próximos dias off-plan.
Para já, ainda a ressacar de Domingo passado, troquei as séries de hoje por 50 minutos a um ritmo de 6:00/km. E, até ao próximo Domingo e ao treino longo de 35k, é natural que venha a andar em modo de pausa.
Terça, 10 de Agosto de 2010
Foi bom sair à varanda e não encontrar o Sol tórrido de outros dias. Lembrei-me do último Domingo em que uma manhã quase cinzenta gerou um treino excelente. Todavia, para hoje guardado estava o bocado: o calor ficara na cama, mas a humidade tinha aparecido em grande força.
Entre o Tróia Resort e o Soltróia Rio, os primeiros 10k foram pacíficos ao ritmo de 5:20. O disparate começou mais ou menos por aqui, quando em direcção à Comporta tentei manter a mesma passada, alheio ao facto de que os 7k seguintes seriam feitos em ligeira elevação. Fi-los a 5:30, o que não seria o mais indicado para o modo como a humidade me começava a afectar.
Aos 21k, já depois do retorno, surgiram os meus primeiros sinais de quebra. Mas foi aos 25 que veio o estoiro. Uma vez li o Mister João Lopes sobre a importância de se estar no dia certo. Talvez também fosse isso. A verdade é que as pernas ficaram para trás e, para conseguir chegar aos 30 quilómetros, tive que fazer um par de abrandamentos estratégicos (vulgo “ir a andar”). Foram uns péssimos 36’ 35”. Foi também um autêntico banho de realidade. Um momento de La Palisse para mais tarde recordar: quando damos tudo o que temos pode-nos fazer falta mais tarde.
Domingo, 8 de Agosto de 2010
Diz o povo que devagar se vai ao longe. No entanto, como decidi que hoje ia andar bem devagar, a última coisa que consegui foi ir longe. Em conclusão, nos 50 minutos que tinha para andar, não fiz mais que 8.500 metros. É o que faz andar-em-passada-que-não-seria-sancionada-por-um-juíz-de-uma-prova-de-marcha. Como também poderia dizer o povo, devagar chega-se onde se chega.
Sexta, 6 de Agosto de 2010