sábado, 11 de setembro de 2010

Uma noite de Verão

Há meses que não treinava à noite. De regresso a Lisboa e com o Tejo à ilharga, fiz meia hora lenta e cinco séries de 1.000 metros (4:09 / 4:12 / 4:08 / 4:01 / 4:08). Foi um treino com um bom sabor numa capital que saiu para fora a banhos.

Nota à margem: inscrevi-me na Meia-Maratona de São João das Lampas. Será quinze dias antes de Berlim. Será também um áspero teste às minhas capacidades da altura.


Terça, 17 de Agosto de 2010

2 x 35 = 42?

Há um mês, o meu treino longo de 35k foi feito entre a Marina do Parque das Nações e o Dafundo (e regresso à base). Hoje, os mesmos 35k foram resultado de um périplo inventado em Tróia, num percurso que poderia chamar de Tróia Resort – Soltróia Rio – Soltróia Mar – Soltróia Rio – Soltróia Mar – Tróia Resort.

Em latitudes muito distintas e traçados quase opostos, os tempos finais separaram-se em menos de um minuto (3:17:57 em Julho e 3:18:46 hoje). Será um padrão? Um indicador? Ou apenas uma coincidência?


Domingo, 15 de Agosto de 2010

Lá diz o Dean

Diz o Karnazes no seu 50/50: “When you begin a major challenge, your body and mind feel charged and ready. Later, when you near the end, you are pulled along by the drive to achieve your goal, or to just get the darn thing over with (which can be as powerful a motivator as any). The middle part of a big challenge is the part where morale tends to flag, because the challenge is no longer new, and physical and mental fatigue have begun to set in, yet the goal remains far off – too far for its magnetic draw to have any effect.”

Hoje fiz 60’07” num ritmo de 5:53. Amanhã, ainda faltarão mais 6 semanas por fazer. São muitos graus centígrados pela frente. A juntar a todos os que há 9 semanas me andam a ressequir o couro.


Sexta, 13 de Agosto de 2010

Hangover

Após os excessos juvenis da passada semana, decidi-me fazer os próximos dias off-plan.

Para já, ainda a ressacar de Domingo passado, troquei as séries de hoje por 50 minutos a um ritmo de 6:00/km. E, até ao próximo Domingo e ao treino longo de 35k, é natural que venha a andar em modo de pausa.


Terça, 10 de Agosto de 2010

Um banho de realidade

Foi bom sair à varanda e não encontrar o Sol tórrido de outros dias. Lembrei-me do último Domingo em que uma manhã quase cinzenta gerou um treino excelente. Todavia, para hoje guardado estava o bocado: o calor ficara na cama, mas a humidade tinha aparecido em grande força.

Entre o Tróia Resort e o Soltróia Rio, os primeiros 10k foram pacíficos ao ritmo de 5:20. O disparate começou mais ou menos por aqui, quando em direcção à Comporta tentei manter a mesma passada, alheio ao facto de que os 7k seguintes seriam feitos em ligeira elevação. Fi-los a 5:30, o que não seria o mais indicado para o modo como a humidade me começava a afectar.

Aos 21k, já depois do retorno, surgiram os meus primeiros sinais de quebra. Mas foi aos 25 que veio o estoiro. Uma vez li o Mister João Lopes sobre a importância de se estar no dia certo. Talvez também fosse isso. A verdade é que as pernas ficaram para trás e, para conseguir chegar aos 30 quilómetros, tive que fazer um par de abrandamentos estratégicos (vulgo “ir a andar”). Foram uns péssimos 36’ 35”. Foi também um autêntico banho de realidade. Um momento de La Palisse para mais tarde recordar: quando damos tudo o que temos pode-nos fazer falta mais tarde.


Domingo, 8 de Agosto de 2010

Perto e devagar

Diz o povo que devagar se vai ao longe. No entanto, como decidi que hoje ia andar bem devagar, a última coisa que consegui foi ir longe. Em conclusão, nos 50 minutos que tinha para andar, não fiz mais que 8.500 metros. É o que faz andar-em-passada-que-não-seria-sancionada-por-um-juíz-de-uma-prova-de-marcha. Como também poderia dizer o povo, devagar chega-se onde se chega.


Sexta, 6 de Agosto de 2010

Progressivo, regressivo

Como o plano de corrida apontava um ritmo progressivo, fiz-me ao negative split. Assim, mais uma vez pela ciclovia, programei 27’ 30” de ida e 27’ 30” de retorno. E, porque as coisas correram conforme o plano, fiz 5,4k para lá e 5,69k para cá. Ou, posto de outro modo, mexi-me a 5:05/km do Tróia Resort à Soltróia e a 4:50/km no caminho de regresso. Mais um treino satisfatório.

Hoje, enquanto corria, passei em revista a colecção das maleitas que insistem em me acompanhar no último mês. Agora, a juntar às dores na canela esquerda e à fascite plantar direita, a última semana trouxe as picadas no ombro esquerdo. Todas elas me chateiam à vez em cada sessão de treino: a nº 1 e a nº 2 desaparecem após o primeiro quilómetro, mas o ombro raramente me deixa adormecer. Enfim, hajam sacos de gelo suficientes para combater a regressão do corpo.


Quinta, 5 de Agosto de 2010

Estágio de planitude

Continua o meu estágio por terras alentejanas. Ontem com séries curtas, hoje com um treino-de-descompressão-que-não-chegou-a-descomprimir. Mas, enfim, salvou-se a efeméride, pois cheguei a meio da minha preparação para Berlim.


O Bolt do Alentejo (Terça-Feira, 03 de Agosto de 2010)

Se quiser escolher dois termos que se defrontam em antítese, posso perfeitamente ir por “Bolt” (aquele que corre mais que os outros todos) e “Alentejo” (onde se corre menos que em todos os outros sítios). Mas, seja como for, nunca em tempos recentes as minhas séries foram tão fixes como as de anteontem na ciclovia de Tróia.

Após 40’ a ritmos de 5:25 (estava lá escrito RL, mas já não sei bem), arranquei para 12 repetições de 200 metros. E, não se queira saber, fiz resultados bem acima do que estava programado para a distância: 39”, 42”, 39”, 41”, 39”, 39”, 40”, 41”, 43”, 43”, 41” e 42”. Depois, fui respirar e descansar para debaixo de um chaparro. Como o “Bolt” costuma fazer.


A meio (Quarta-Feira, 04 de Agosto de 2010)

Hoje, atingi as sete semanas e meia e cheguei a 50% do plano de preparação para a Maratona de Berlim (cortesia do Mister Carlos Fonseca). Até agora, corri 405.950 kms e fiz 32 dos 40 treinos programados.

Por dificuldades de resolver horários, 4 dos 8 treinos que falhei deveriam ter acontecido na passada semana. Uma pena, mas na verdade aqueles dias de descanso deram-me condições para andar bem mais solto nestes últimos dias. Se isso é ou não positivo, depende do prisma em que for visto. Por exemplo, hoje eram 50’ RL e foram feitos a 5:27. É esticado. Pelo menos para mim. E, muito menos, se o intuito for relaxar os músculos.

Enfim, é este um dos desafios para um principiante que anda a treina quase 4 meses para um só objectivo: saber gerir as expectativas, relativizar os períodos baixos, conseguir controlar o entusiasmo…

Dia de corrida

Quando regressei a casa pelas dez da manhã, sintonizei na Maratona dos Europeus em Barcelona. Quando chegou a uma da tarde, marchei para a meta da UMA e por ali fiquei quase duas horas a ver os sorrisos no rosto dos que iam passando por debaixo do pórtico amarelo. Um deles era o Francisco Monte, com ar de menino de sonho cumprido e que hoje se emancipou como ultra-maratonista. Tive pena de não ficar para ver o Kamala, a quem 4k separavam da meta. Segundo informações do Bernardo, as pernas já lhe tinham acabado mas nada mais lhe passava pela cabeça do que chegar ao Bico das Lulas.

Muito antes, pelas sete e meia da manhã, tinha começado para mim este dia de várias corridas. Também em Tróia, mas em preparação para a Maratona de Berlim, atirei-me a 25k. Numa manhã nublada e com uma temperatura que espero ser mais próxima do que encontrarei em fins de Setembro, consegui em cerca de 2 horas e 19 altamente satisfatórias fechar com um ritmo médio superior (5:16/km) ao habitual que tenho trabalhado para a maratona.

Sobretudo, mais ou menos a meio do Plano de Preparação, deu para tirar umas ilações interessantes em relação à forma como irei lançar as próximas semanas de trabalho.


Domingo, 1 de Agosto de 2010

O tempo

Há semanas em que o tempo não chega para tudo. Não chega para lidar com o pessoal da agência, mimar os clientes, orientar um filho de 5 anos, aconchegar uma filha de 5 meses, ajudar a mulher e ainda por cima conseguir.

Esta semana, a última antes de férias, resultou assim em não ter conseguido fazer mais que 2 dos 6 treinos programados (umas séries de 4 x 1.000 na Quinta-Feira). Mas a partir de hoje isto muda.

Pela frente duas semanas de férias que serão de família, de praia, enfim de lazer, mas que também serão a modos que o meu estágio de altitude em plena Costa Alentejana. Daqui a umas seis horas acordo (tenho o péssimo hábito de dormir pouco) para 25k por Tróia. E, ao princípio da tarde, vou-me ali chegar ao Bico das Lulas para receber os admiráveis ultra-maratonistas que ali completam 43k de corrida (ou algo parecido) pelo areal. Vou ficar de olho num pessoal amigo que se vai meter nesta luta. Tenho fé que todos saiam de Tróia com mais um excelente capítulo para contar. Bem que eles merecem, bem que têm o valor.


Quinta, 29 de Julho de 2010