sábado, 11 de setembro de 2010

A praia antes do campo

Da Parede à Marina de Oeiras e retorno fiz 50’ RL pela hora do almoço. E enquanto treinava, pensei na pouca inteligência de correr só com um iogurte engolido 5 horas antes.

Fica então a nota mental: amanhã abasteço em condições, pois esperam-me 90’ de subidas pelo Monsanto.


Quarta, 7 de Julho de 2010

Estão 34 graus e eu a fazer séries

Estão 34 graus e eu a fazer séries. Enquanto respiro fogo, faço 8 vezes meio quilómetro aos mais baixos ritmos de sempre. Vou tentando melhor, mas à vista da terra seca e com cheiro a queimado o abrandamento torna-se inevitável.


Terça, 6 de Julho de 2010

Tróia 140

Há cerca de dez meses que não corria em Tróia. A estreia anual calharia ser num treino longo de 25k e num dos dias mais quentes de 2010.

Com partida às 07:18 do Tróia Resort e entrada na Soltróia 8k depois, foi um treino como já é hábito na península: belo e sufocante. Deixando para trás o pinhal, cheguei ao sobe-e-desce das ruas residenciais. Aqui e ali, ia vendo as piscinas e apercebia-me da presença do mar. Mas nem por isso me senti mais arejado. O mercúrio já devia rondar os 30 graus e quando aos 18k retornei à ciclovia, começou-me a passar pela cabeça que talvez não fosse suposto um treino daqueles estar a custar tanto.

Desde o dia 1 de Maio de 2009 que eu fazia em Tróia uma parte significativa da minha época Primavera-Verão. Rasgar aquele pinhal e correr o laranja pálido da ciclovia era sempre um momento alto. Mas hoje não. As pernas estavam com peso extra e só quando aos 22k me pus por acaso a visualizar a UMA e a pensar na brisa atlântica é que o treino voltou a pegar.

Aos cento e quarenta minutos terminei. E terminei com um pensamento: treinar consecutivamente debaixo de um sol escaldante deixa-me mais preparado para a maratona de Setembro ou desgasta-me sem necessidade?


Domingo, 4 de Julho de 2010

Quase uma página em branco

12.810 metros em 75 minutos.


Quinta, 1 de Julho de 2010

Sunset Boulevard

Quarenta e cinco minutos a perceber o sol a cair no Parque das Nações. Ritmo lento. Forçosamente.


Quarta, 30 de Junho de 2010

Tempo de praia

À uma da tarde em ponto comecei as minhas séries. Para trás, tinham ficado 34 minutos em ritmo lento e à minha espera perfilavam-se 10 x 400 metros.

Debaixo de 32 graus centígrados, só três vezes andei perto dos parâmetros de tempo que estão predefinidos no meu plano de preparação. Assim, enquanto me cruzava com grupos engravatados que saíam para almoçar, fiz 92” / 90” / 92” / 97” / 95” / 97” / 95” / 95” / 97” / 91”. Enfim, melhorará um dia. Provavelmente um dia em que o tempo não esteja mais indicado para ir à praia.


Terça, 29 de Junho de 2010

Distracções a Oriente

Dezoito horas depois de Peniche, 55’ muito lentos. Era para ter sido menos tempo, mas distrai-me e fui longe demais. Efeitos do Parque das Nações ao Domingo.


Domingo, 27 de Junho de 2010

Fogueiras e Gritos

A exactamente três meses de Berlim, troquei pela primeira vez uma data de treino por um momento de competição. E assim rumei a Peniche e aos 15k da 31ª Corrida das Fogueiras.

Aquecimento feito com alguns RB Running (Rui Marques, Júlio Barroco e Alexandre Monteiro), abraço cruzado com o José Pedro e fui-me juntar à multidão de corredores que quase esgotava o Largo da Ribeira. Para lá das barreiras de protecção, centenas de populares fervilhavam, faziam desta noite de Junho uma autêntica festa e ajudavam à falta de espaço que caracterizava o primeiro quarto da prova.

Depois, foi sentir-me bem, subir a península sem baixar o ritmo e descobrir que, na escuridão, nem chegava a conseguir perceber se a inclinação era positiva ou negativa. Por fim, ainda em zona de fogueiras, a moral que dava o ir fazendo a corrida de trás para a frente. Tudo acabou com 1:11:20 e com a sensação de ter aqui encontrado o público mais entusiasmado de toda a minha curta experiência.


Sábado, 26 de Junho de 2010

Mamilos ardentes

Não, não é título de um soft porn movie. É antes o resultado de não ter posto adesivos antes de partir para um fartlek RL + RP + RL no percurso Parede / Paço de Arcos / Oeiras / Parede. Foram 80 minutos debaixo do sol do meio-dia, uma t-shirt que não podia ter ficado mais molhada e, por causa da distracção inicial, os mamilos quase a sangrar.

No fim, um bom rendimento em condições térmicas complicadas. Neste treino que se pode literalmente dizer ter sido feito com ardor, começo finalmente a sentir os efeitos da preparação.


Quinta, 24 de Junho de 2010

Dia após dia...

No 8º treino em 8 dias, repete-se a sensação: o calcanhar dói durante todo o primeiro quilómetro. Depois o pé aquece e repete-se o mesmo pensamento da última semana: “tenho que ir tratar desta história ou ainda me arrependo”. E assim foi durante 40 minutos a ritmos de 5:20. Um par de metros abaixo, o areal de Carcavelos fervilha de adolescentes de feromonas à solta.


Quarta, 23 de Junho de 2010