terça-feira, 16 de agosto de 2011

Na naite

É meia-noite e dezasseis nas esplanadas da Marina. Ele, ao telemóvel, grita que “começaram bem. Ainda o defesa não lhe tinha tocado e já ‘tava o Olegário a apitar. ‘Tá tudo feito outra vez”. Ela, desinteressada, fuma com indolência e enterra-se na cadeira de metal. Tem a perna cruzada e a sabrina balouça provocadoramente na ponta do pé. Eu vejo a cena enquanto espero que o satélite preste atenção ao meu Garmin. Enfim, é a naite.

Arranco com o briefing bem definido: treino longo progressivo. Santa Apolónia, Praça do Comércio, Cais do Sodré e 24 de Julho já se foram deitar. Em Alcântara, faço o retorno dos 11k. O visor marca 59 minutos e 54 segundos, o que significa que a primeira metade foi corrida ao ritmo de 5:26.

Volto mais rápido para casa. Em Santos passa um carro de janelas abertas onde os INXS se atiram a um “Original Sin”. Faz-me recordar outros tempos em que esta 24 de Julho era uma improbabilidade de estacionamento. Mas, não me detendo muito nestes pensamentos, acelero e faço a segunda metade dos 22k em 56 minutos e 44 minutos. Foi um split final a um ritmo de 5:09. Enfim, rendeu bem o regresso à naite.


Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2011 (imagem da autoria de wHaTEvEr com direitos de publicação não comercial segundo a Creative Commons)

3 comentários:

  1. Tantos quilómetros eu fiz na 24 de Julho mas ainda não havia “naite” e as docas eram mesmo docas com casalinhos a namorarem dentro dos carros e pescadores quase por baixo da ponte.
    Uma vez vinha eu por ali fora em pleno treino para as 12 horas e quase a chegar debaixo da ponte, bem rente ao Tejo, choco com uma cana de pesca que um pescador (passo a evidencia) teve a “feliz” ideia de deixar atravessada no tejadilho carro e a invadir a faixa de rodagem, Em fez de desculpas ainda ouvi insultos!

    ResponderEliminar
  2. Até eu que me considero um tipo da naite (treino habitualmente entre as 22h e as 23h) fiquei impressionado com a "noitada". Acabar de treinar às 2h não é para todos e revela forte compromisso e dedicação à causa :-)

    Continuação de bons treinos!

    NS

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Branco e Caro Nuno Sebastião,

    Infelizmente o prazer destas corridas solitárias pela noite vai a partir da próxima semana ficar reservado apenas para os fins-de-semanas ou para novas férias (isto porque estas acabam Domingo). Mas que são momento claramente especiais, isso são. Um abraço aos amigos e um agradecimento por irem passando por este canto.

    ResponderEliminar